CRC – Central de Informações do Registro Civil

A integração dos cartórios cearenses à Central Nacional de Registro passou a permitir a emissão da segunda via de qualquer documento de registro civil, como certidões de nascimento, casamento ou mesmo de óbito, sem que a pessoa precise estar no mesmo município em que o documento original foi emitido. Aumentando, assim, a praticidade e velocidade na obtenção da segunda via de documentos tão importantes e reduzindo custos, como o de despachantes.

O valor da segunda via obedece a tabela de preços de cada estado, sendo entregue em até 5 dias úteis. A parceria firmada entre a Associação de Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo e do Ceará e foi homologada pelo provimento nº 4/2017 da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (CGJ-CE).

Cartosoft

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática do Sindicato dos Registradores Civis do Estado de Minas Gerais, a Recivil, o software é destinado à automação dos serviços de Registro Civil do Ceará. Atendendo a todos os trabalhos de serventia de registro civil, o software permite a transição do registro manual diretamente para o digital, aumentando a velocidade e praticidade. Com o uso de telas e interfaces padronizadas, o programa foi desenvolvido e testado por pares, visando a melhor integração com um dia a dia tão específico.

O software chegou ao Ceará através de um convênio entre a Arpen/Ceará e a Recivil. O programa custa R$ 115,00 mensais para os cartórios da sede dos municípios e R$ 60,00 mensais para os cartórios de distritos.