Tem sido recorrente a reclamação do público sobre o atendimento prestado pelos cartórios à sua clientela. Quase que diariamente recebemos e-mails na Arpen/CE com queixas sobre a forma como pessoas são tratadas nos serviços notariais e de registro. Uns reclamam que através de telefone, de uma maneira geral, é impossível falar com os cartórios. O telefone chama, chama, chama e ninguém atende, ou, quando atende, o funcionário não sabe prestar a informação que o cidadão quer.
Temos que reconhecer que não atender uma ligação de um cliente, ou atendê-la e não esclarecer sua dúvida, constitui descortesia, além de passar a imagem de que nós damos pouco valor à clientela. Além disso, outros se queixam que o atendimento nos balcões, em muitos casos, é desorganizado, demanda longas esperas e, quando, finalmente, o cliente é atendido, o atendente o trata como se estivesse de má vontade ou prestando um favor. Via de regra, estão com aparência pessoal mal cuidada, sem crachás de identificação.
O que é certo é que temos que urgentemente mudar essa postura. Os colegas sabem das dificuldades que enfrentamos no momento atual. Alguns acham que nossa atividade é um privilégio. Outros entendem que é dispensável, chegando, inclusive, a propor a “extinção” dos cartórios. Diante desta realidade, temos que buscar a parceria da nossa clientela. E como fazê-lo? Mudando nosso relacionamento, “encantando-a” de forma que ela seja atendida com cordialidade, receba todas as informações que demanda e saia satisfeita do nosso cartório.
Pensando nisso, a Arpen/CE está lançando o Projeto “Cartórios do Ceará: Novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento”, aberto à participação de todas as especialidades notariais e de registro do Ceará. O primeiro passo será fazer uma capacitação na área de excelência no atendimento ao público do nosso corpo de funcionários, com seminário ministrado pela Professora Analice Ramos. Numa segunda etapa, de grande importância, estaremos produzindo folders explicativos dos serviços que nós prestamos, a serem disponibilizados pelos cartórios para seus clientes, onde todos os nossos serviços sejam explicados, em que consistem, sua importância, como ter acesso (documentação necessária). É material que pretende contemplar todas as especialidades, uma de cada vez, e seus serviços, como Registro Civil, Registro de Imóveis, Protesto de Títulos, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas. Esses folders esclarecerão a população sobre a importância dos serviços que prestamos e como demandá-los nos cartórios.
Para realizar essa empreitada, a Arpen/CE firmou parceria com as agências Gadioli Comunicação e o Grupo Alakai, especializados em marketing e treinamento de mão de obra. O evento que marcará o início do desenvolvimento do Projeto “Cartórios do Ceará: Novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento” será realizado no próximo dia 23/02, a partir das 09h, no auditório do Colégio Batista Santos Dumont, em Fortaleza. Tendo como tema principal O bom atendimento abre corações e vendas, que abordará os seguintes tópicos: 1) Novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento; 2) Por que é preciso encantar?; 3) Técnicas de abordagem e comunicação; 4) O cliente, suas ações e reações; e 5) Perfil e postura do profissional de excelência.
Serviço:
Seminário sobre Novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento
Local: Colégio Batista Santos Dumont
Endereço: Rua Desembargador Leite Albuquerque, 1056 – Aldeota, Fortaleza
Data: 23/02/2019
Horário:
09 às 15h, com intervalo para almoço (não incluso)
Início da palestra às 09h
De 12 às 13h, intervalo para almoço
De 13 às 15h, continuação do treinamento
Treinamento ministrado pela Professora Analice Ramos, profissional de coaching especialista em gestão de pessoas, com 19 anos de experiência, palestrante e consultora nas áreas de liderança, atendimento ao cliente e empreendedorismo. Pós-graduada em psico-pedagogia organizacional e psicologia do trabalho.
Custo:
Cartórios do interior associados à Arpen/CE: R$ 40,00 por participante
Cartórios do interior não associados: R$ 60 por participante
Cartórios da capital associados à Arpen/CE: R$ 60 por participante
Cartórios da Capital não associados à Arpen/CE: R$ 80 por participante
O pagamento poderá ser feito mediante depósito na conta da Arpen/CE, na Caixa, Ag: 0668, CC 308-2 OP 003. Após feito o depósito, escanear e mandar o comprovante, juntamente com a lista das pessoas que participarão, para o email contatoarpence@gmail.com
O pagamento poderá ser feito também nos cartões Visa e MasterCard por ocasião do evento, devendo para tanto, o participante chegar com pelo menos meia hora de antecedência.