• Av. Dom Luis, 609, Sala 807 - 60160-230, Aldeota, Fortaleza-CE
  • 85 3224 4826
  • 85 99172 4670 | 85 99174 3202 (Suporte TI)
  • contatoarpence@gmail.com
    logo-arpen-celogo-arpen-celogo-arpen-celogo-arpen-ce
    • Home
    • Sobre
    • Cartórios
    • Iniciativas Arpen-CE
    • Blog
    • Fale Conosco
    • Tv Arpen
    Arpen/Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará celebram parceria
    29 de março de 2019
    CNJ propõe que notários e registradores sejam informantes do Coaf
    1 de abril de 2019

    Corregedor-geral se comunica com juízes do Interior por meio de videoconferência

    O corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Teodoro Silva Santos, se comunicou, na manhã desta sexta-feira (29/03), com os juízes das Comarcas de Sobral (Francisco Anastácio Cavalcante Neto) e Iguatu (Ana Carolina Montenegro Cavalcante). A comunicação foi feita por meio do sistema de videoconferência, diretamente do prédio da Corregedoria-Geral, para os fóruns das respectivas comarcas. Também participou do diálogo o juiz corregedor auxiliar, César Morel Alcântara, que é presidente do Grupo de Trabalho que visa ampliar a videoconferência, principalmente, em audiências com réus presos.

    “A videoconferência amplia e fortalece o diálogo entre os magistrados, diminui custos, imprime segurança e contribui para a realização e otimização das atividades judiciárias. A Corregedoria-Geral está aqui para cooperar e ser parceira dos magistrados, orientando-os e dando o suporte necessário para a realização dos trabalhos, em especial na utilização de videoconferências, sempre respeitando a independência e o livre convencimento dos nossos colegas juízes. O objetivo é uma prestação jurisdicional célere, em que o maior beneficiário seja o cidadão”, explicou o corregedor-geral. Durante o diálogo, o desembargador externou sua satisfação e felicidade quanto ao sucesso da ferramenta e a dedicação dos magistrados.

    Na ocasião, também foi verificado o funcionamento das salas de videoconferência em presídios do Ceará. Foi feito o teste nas unidades penais de Caucaia, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Nesta, o corregedor-geral falou com o réu preso, que estava aguardando o início de sua audiência.

    Em setembro de 2018, a Corregedoria Nacional de Justiça determinou que os tribunais superiores, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF), e todas as unidades de Primeiro e Segundo Graus deveriam estar dotadas com equipamentos necessários à transmissão de voz e imagens em tempo real (videoconferência). A determinação consta no Provimento nº 75.

    “Estou empolgado e apostando na maciça participação dos magistrados cearenses no uso da videoconferência para a realização de seus trabalhos”, acrescentou o corregedor.
    Também estiverem presentes os juízes da Comarca de Sobral, Antônio Carneiro Roberto e Wyrllenson Flávio Barbosa Soares, o juiz corregedor auxiliar, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, a diretora-geral e os assessores da Corregedoria, respectivamente, Rafaella Lopes, Camila Sá Maia Borges e Thiago Silva Santos, além da secretária da Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Maria Norões Olsen.

    NÚMEROS

    Em 2018, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) equipou sete salas, duas na Região Metropolitana de Fortaleza (Caucaia e Maracanaú) e cinco no Fórum Clóvis Beviláqua, na Capital, com câmera de vídeo, microfone, projetor e decodificador de imagem, ligados à internet. Há ainda equipamento móvel, facilitando a realização de audiências em outras salas do fórum de Fortaleza. Segundo o juiz César Morel, desde que o Grupo de Trabalho para ampliar a videoconferência foi criado pela Presidência do Tribunal, em fevereiro de 2017, “o número de audiências com réus presos aumentou em 300%”.

    FONTE: TJCE – https://www.tjce.jus.br/noticias/corregedor-geral-se-comunica-com-juizes-do-interior-por-meio-de-videoconferencia/

    Compartilhar

    Posts Relacionados

    11 de fevereiro de 2022

    Existe diferença entre a 1ª e a 2ª via da Certidão?


    Leia mais

    CPF, Receita Federal

    9 de fevereiro de 2022

    Desde 2017, mais de 13 milhões de CPFs foram emitidos gratuitamente nas certidões de nascimento pelos cartórios de registro civil


    Leia mais
    25 de janeiro de 2022

    Receita Federal do Brasil convida Registradores Civis para evento virtual


    Leia mais

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    A Associação Cearense de Registradores de Pessoas Naturais representa 475 cartórios de registro civil presentes em 184 municípios e em outros distritos.

    MENU

    • Home
    • Sobre
    • Cartórios
    • Iniciativas Arpen-CE
    • Blog
    • Fale Conosco
    • Tv Arpen

    INFORMAÇÕES

    85 3224 4826
    85 99172 4670 (Administrativo)
    85 99174 3202 (Suporte TI)

    Av. Dom Luis, 609, Sala 807 , Aldeota
    Fortaleza-CE | 60160-230

    Instagram: Arpence_

    contatoarpence@gmail.com

    © 2019 Arpen Ceará. Todos os Direitos Reservados. Clube Fiel