No ultimo dia 20, uma comitiva formada por Registradores Civis do Ceará foi recebida em audiência pelo novo Corregedor Geral da Justiça, desembargador Teodoro Silva Santos. Na oportunidade, o Presidente da Arpen CE, Jaime Araripe, fez uma breve exposição sobre os trabalhos desenvolvidos pela Arpen, em benefício do Registro Civil do Ceará, desde a sua fundação, nos anos de 1998.
Pontuou a criação do fundo do Registro Civil, fruto de intensa luta das lideranças do Registro Civil Cearense, que viabilizou a existência dos Cartórios de Registro Civil do Ceará. Além disso, mostrou outras vertentes e serviços prestados, como a implantação do CRC (Central Nacional do Registro Civil), que possibilitou a conexão dos cartórios cearenses aos demais cartórios de Registro Civil do Brasil, agregando para os colegas uma nova fonte de receita, advinda da solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito de diversos estados brasileiros.
Lembrou que durante a conexão do Ceará ao sistema da CRC, a Arpen CE entregou aos pequenos cartórios, gratuitamente, mais de cem certificados digitais, mídia necessária para operar na central nacional do registro civil. Falou também dos benefícios advindos da parceria firmada entre a Arpen CE e o Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais, que possibilitou a implantação gratuita dos software cartosoft, destinado a informatização dos pequenos cartórios.
Além disso, realçou as inúmeras palestras, cursos, simpósios, encontros promovidos pela Arpen CE, versando sobre diversas matérias jurídicas relativas ao registro civil, como uniões homo afetivas, novos arranjos familiares e suas repercussões no registro de pessoas naturais. Jaime Araripe, realçou a necessidade de fortalecimento dos pequenos cartórios de registro civil, que hoje atravessam grandes dificuldades, pois o ressarcimento que recebem é insuficiente para a manutenção dos seus serviços.
Na audiência, que contou com a presença do novo Juiz Auxiliar da Corregedoria, encarregado do foro extrajudicial, Dr. Demétrio Saker, fez a entrega da Revista Trabalho e Compromisso, editada pela Arpen CE em uma iniciativa pioneira. O desembargador mostrou-se vivamente interessado pelas ações da Arpen, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário.