Artigo do presidente da Arpen-CE, Jaime Araripe, foi publicado no Jornal O Povo, na edição do dia 06 de fevereiro. Confira abaixo o conteúdo:
“Os novos tempos trazem novas exigências e padrões de atendimento para diferentes setores da economia, que se deparam com a necessidade urgente de oferecer o melhor serviço, com mais rapidez e maior comodidade para seus clientes, sob pena de serem avaliados negativamente nas mídias sociais, que, felizmente, deram grande poder ao consumidor.
Com os cartórios, não é diferente. É imprescindível uma mudança nos cenários que, infelizmente, ainda se repetem em alguns locais: são comuns filas, desorganização no serviço, instalações pouco confortáveis, além de que alguns atendentes mostram não ter interesse ou total conhecimento acerca do serviço que prestam na sua integralidade, o que consome o tempo precioso do cliente.
Mesmo os cartórios com melhores receitas enfrentam o desafio de se adaptar ao mundo digital. Poucos mantêm sites interativos, onde o cliente possa receber esclarecimentos sobre os serviços, saber quais são os documentos exigidos ou até mesmo fazer a solicitação de certidões, traslados, certidões de matrícula e outros. A incorporação desses recursos facilitaria a vida do cidadão, e contribuiria também para diminuir o número de pessoas que se deslocam aos serviços notariais e de registros.
Olhando para dentro de casa, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Ceará (Arpen-CE) lança neste mês de fevereiro o projeto “Cartórios do Ceará: novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento”. A iniciativa é, a nosso ver, arrojada e necessária. Primeiramente requer de todos o desapego a ranços corporativistas e o reconhecimento de que temos muito a melhorar, treinando nosso corpo funcional nas técnicas modernas de excelência no atendimento ao público.
Num segundo momento, o projeto se volta ainda mais para os clientes, pois prevê a disponibilização de material explicativo, nos balcões dos cartórios, sobre os diversos serviços prestados, realçando sua importância, esclarecendo os documentos necessários exigidos para cada tipo de serviço e, no caso de Fortaleza, o nome e endereço completo dos cartórios onde estes serviços são prestados. Precisamos estar prontos para os novos tempos”.
Para mais informações sobre o projeto “Cartórios do Ceará: novos tempos, novas exigências, novos padrões de atendimento”, entre em contato com a Arpen-CE, ou envie e-mail para: cartoriosdoceara@gmail.com.