• Av. Dom Luis, 609, Sala 807 - 60160-230, Aldeota, Fortaleza-CE
  • 85 3224 4826
  • 85 99172 4670 | 85 99174 3202 (Suporte TI)
  • contatoarpence@gmail.com
    logo-arpen-celogo-arpen-celogo-arpen-celogo-arpen-ce
    • Home
    • Sobre
    • Cartórios
    • Iniciativas Arpen-CE
    • Blog
    • Fale Conosco
    • Tv Arpen
    SERJUS-ANOREG/MG e CNB/MG lançam campanha Cartórios por Brumadinho
    5 de fevereiro de 2019
    Câmara: Proposta pretende facilitar a obtenção de documentos em cartórios
    6 de fevereiro de 2019

    Juíza Ana Cristina Esmeraldo é empossada como diretora do Fórum Clóvis Beviláqua

    Os juízes Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Edson Feitosa dos Santos Filho foram empossados, respectivamente, como diretora e vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua para o biênio 2019/2021. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (04/02), no auditório do 1º Salão do Júri do Fórum. Contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores e operadores do Direito, além de familiares e amigos da nova diretora.

    A cerimônia foi presidida pelo desembargador Washington Araújo, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O magistrado reconheceu que a juíza tem o perfil que ele queria para o Fórum, com qualidades como organização e capacidade de agregar. “Ela tem todas as condições para fazer uma grande gestão aqui no Fórum”, disse.

    Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, estavam a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o corregedor-geral da Justiça, Teodoro Silva Santos; juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, diretor do Fórum no último biênio; o procurador-geral da Justiça, Plácido Barroso Rios; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Ceará (OAB/CE), José Erinaldo Dantas Filho; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre da Silva Costa; a defensora pública Nataly Massilon Pontes (coordenadora das Defensorias da Capital); e o superintende da Área Judiciária do TJCE, Nilsiton Rodrigues, que fez a leitura dos termos de posse.

    Na ocasião, também foram nominados os juízes coordenadores que formam a nova Diretoria do Fórum (assim como o secretário executivo do órgão, Wilton Bessa). São eles os seguintes magistrados, com as respectivas unidades que coordenarão: Ana Kayrena da Silva Freitas (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania- Cejusc), Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães (Varas Cíveis), Marcelo Roseno de Oliveira (Juizados Especiais Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública e da Mulher), Ana Cleide Viana de Sousa (Varas da Fazenda Pública, Recuperação de Empresas e Falência, Execução Fiscal e Registros Públicos), Maria Martins Siriano (Varas de Família e Sucessões), Solange Menezes Holanda (Varas da Área Criminal), Mabel Viana Maciel (Varas da Infância e Juventude), Gúcio Carvalho Coelho (Ouvidoria), Flávio Vinicius Bastos Sousa (Central de Cumprimentos de Mandados Judiciais).

    O evento contou ainda com a participação do Coral do TJCE (sob a regência da maestrina Domízia Almeida e o acompanhamento do pianista Glairton Santiago), que interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Poder Judiciário, e com a apresentação de músicos da Escola de Artes e Cultura “Casa da Vovó Dedé”.

    DISCURSOS

    A juíza Ana Cristina reconheceu como um desafio o novo cargo. “Vejo entretanto, como um desafio não só meu, mas de todos os que integram o Poder Judiciário e fazem a Justiça de 1º Grau, no âmbito do Fórum Clóvis Beviláqua. Eu, na verdade, me vejo aqui na condição de propor a todos nós, magistrados, servidores e colaboradores, esse desafio: o de fazer diferente o nosso trabalho e de fazermos melhor”, afirmou.

    A magistrada destacou que se valerá de um “sistema de governança moderna, que utilizará recursos técnicos existentes, com conhecimento e o compartilhamento de informações e definição de condutas apropriadas e esperadas; tudo para corresponder à expectativa do jurisdicionado”. Anunciou também “a já iniciada construção do planejamento estratégico do Fórum, que será o norte de atuação desta Administração”.

    Ana Cristina lembrou as principais mudanças que vivenciou em quase 25 anos de magistratura: a criação das secretarias de varas, o processo eletrônico, a instalação das Secretarias Únicas no Fórum e a criação do cargo de assistente de magistrado. “Todas essas mudanças modernizaram o Poder Judiciário e redundaram na melhoria dos serviços à população. Avançamos sim, é preciso reconhecer, mas temos muito a avançar, para acompanhar a velocidade com que se movimenta a sociedade”, observou.

    A juíza fez vários agradecimentos e homenageou as duas outras mulheres que já ocuparam o cargo de diretora do Fórum Clóvis Beviláqua: as desembargadoras Auri Moura Costa e Águeda Passos. “A essas duas mulheres, magistradas e tantas outras que podiam ter exercido esse cargo e que podem exercê-lo, meu respeito e admiração”, externou.

    BALANÇO

    Ao transmitir o cargo, o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio lembrou, em meio a agradecimentos, que “esses últimos dois anos foram de intenso trabalho, sempre com vistas ao aperfeiçoamento da instituição”. O magistrado ressaltou o trabalho da gestão que se encerra na consolidação do funcionamento de quatro Secretarias Judiciárias Únicas e na instalação de outras quatro novas dessas secretarias no Fórum, da Vara de Delitos de Organizações Criminosas e da Vara de Crimes contra a Ordem Tributária.

    Também citou a especialização de Varas Cíveis e da Fazenda Pública em razão da matéria, a criação da sala de acolhimento de vítimas e da Central de Atendimento Judicial e as citações e intimações eletrônicas, entre outras realizações. “Acredito que conseguimos deixar o Judiciário melhor, mas as dificuldades se renovam, e ainda temos muito que evoluir”, avaliou. “Sinceramente é nosso desejo que sua atuação [da juíza Ana Cistina] represente um avanço nas conquistas até aqui realizadas, e creio que não medirá esforços com esse desiderato”, completou.

    Fonte : Site TJCE.

    Compartilhar

    Posts Relacionados

    11 de fevereiro de 2022

    Existe diferença entre a 1ª e a 2ª via da Certidão?


    Leia mais

    CPF, Receita Federal

    9 de fevereiro de 2022

    Desde 2017, mais de 13 milhões de CPFs foram emitidos gratuitamente nas certidões de nascimento pelos cartórios de registro civil


    Leia mais
    25 de janeiro de 2022

    Receita Federal do Brasil convida Registradores Civis para evento virtual


    Leia mais

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    A Associação Cearense de Registradores de Pessoas Naturais representa 475 cartórios de registro civil presentes em 184 municípios e em outros distritos.

    MENU

    • Home
    • Sobre
    • Cartórios
    • Iniciativas Arpen-CE
    • Blog
    • Fale Conosco
    • Tv Arpen

    INFORMAÇÕES

    85 3224 4826
    85 99172 4670 (Administrativo)
    85 99174 3202 (Suporte TI)

    Av. Dom Luis, 609, Sala 807 , Aldeota
    Fortaleza-CE | 60160-230

    Instagram: Arpence_

    contatoarpence@gmail.com

    © 2019 Arpen Ceará. Todos os Direitos Reservados. Clube Fiel